segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Passado e futuro

Hoje tivemos um dia cheio de atividades.

Pela manhã fomos visitar uma escola Montessoriana em Milão, tendo sido recebidos pela Sra. Rosa que foi muito gentil e acolhedora em nos fazer ver o ambiente interno da escola, além de podemos ver de perto como é a rotina desse método, a forma como lidam com o conhecimento, incluindo seus famosos materiais pedagógicos. Ao final da visita, ela se reuniu com os participantes para uma conversa sobre sua escola, Método Montessori, educação, participação das famílias na escola, relações interpessoais dos alunos, seus conflitos entre tantos outros assuntos.














 Maria Montessori (1870-1952) foi uma mulher de vanguarda, a primeira a se formar em medicina na Itália, que entrou na educação por meio das crianças ditas "incapazes" e desenvolveu todo um método de ensino baseado na pedagogia dos sentidos, onde por meio de materiais pedagógicos específicos entende melhor desenvolver as capacidades das crianças.
Agradecemos pela receptividade!

Depois, percorremos algumas ruas de Milão e almoçamos em Navigli...








A parte da tarde abriu-se com olhar para o fututo, pois estivemos na Domus Academy que juntamente com a Naba, oferece cursos de graduação e pós graduações na área da Arte: moda, design, decoração de interiores, arte gráfica entre outros. São muitas as opções de cursos.
Foi surpreendente ver a contemporaneidade da proposta dos cursos que eles ali oferecem, além de um ambiente que inspira de fato olhar para frente.
A Sr. Silvia, juntamente com a vice reitora Annelisa, nos ensinaram sobre o sistema escolar italiano em ensino superior, dentro do contexto da Comunidade Europeia.














Na escola Leonardo da Vinci que se encontra dentro do campus,são oferecidos cursos de línguas, pois as duas faculdades recebem grande quantidade de estudantes estrangeiros e são oferecidas aulas em italiano, mas também grande parte em inglês.









































Para saber ainda mais sobre a Domus, visitem o site http://www.domusacademy.com/en/








Após esse banho de estilo, nos encaminhamos ao centro de Milão para conhecermos melhor sua história com a colaboração da guia Morena.







Mas antes, uma paradinha para um "gelato"!!



















































Foram muitas as histórias que ela nos contou sobre o Palazzo Sforzesca, Galleria Vittorio Emanuele, Teatro Alla Scalla, Duomo, Expo Milano 2015.

Quer saber mais? Venha participar do nosso próximo Seminário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário