quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Muitas emoções

Logo pela manhã, fechamos as malas para irmos à "comune" de Monte Cavolo que fica vizinha à Reggio Emilia e também trabalham a abordagem postulada por Loris Malaguzzi. A escola se chama L'albero delle farfalle (A árvore das borboletas) e fomos muito, mas muito mesmo, gentilmente recebidos pelo atelierista Pier e por Simonetta. Eles nos mostraram todo o ambiente da escola e pudemos ainda presenciar uma pequena parte da rotina das crianças. Enquanto registrávamos por meio de fotos o ambiente, conversávamos com esses profissionais sobre seu trabalho pedagógico desenvolvido junto às crianças.
Essa visita foi um presente que recebemos graças à interseção da Prof Patrizia da Universidade de Modena.




































 



























Após essa visita, o grupo seguiu para a cidade de Firenze, onde fomos conhecer uma escola da Pedagogia Waldorf. Baseada na ideia de que todo ser humano é único e por isso cada qual terá seu tempo e habilidades específicas, essa pedagogia tem a antroposofia como fundamento e a busca pelo equilíbrio do indivíduo. Desde muito cedo, os alunos são levados a explorar habilidades de desenho para que esse desenvolvimento motor seja pré-requisito a outras habilidades, como por exemplo, a alfabetização. Existe forte vínculo da escola com os pais.






Pela tarde, o grupo teve uma rica explanação de aspectos importantes da cultura fiorentina, berço do renascimento. É impossível resumir a quantidade de informações que uma cidade como Firenze pode nos dar. Basta dizer que é rica em arte e história? Talvez até óbvio demais, mas certamente esse lugar é essencial no panorama cultural mundial.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário