terça-feira, 13 de outubro de 2015

Reggio Emilia e Modena

Hoje fomos conhecer uma abordagem muito reconhecida em educação infantil, na cidade de Reggio Emiglia, na região de Emiglia Romagna. De todas as propostas italianas de educação, certamente esta é a mais conhecida. Eles entendem a criança como ponto de partida e centro de sua educação, a cidade respira a cultura da infância. Além de ter uma história fantástica em sua formação, onde contou e conta até os dias atuais, com a forte participação dos pais e funcionários em geral das escolas para pensar e elaborar a abordagem educativa de Reggio.

Outra figura muito salientada nessa abordagem é o professor atelierista (professor formado em alguma linguagem artística) que dá suporte aos demais docentes e é responsável em grande parte pelos registros nas documentações dos alunos, documentação esta que serve coo avaliação do processo de desenvolvimento dos alunos.










Foi feita uma apresentação geral por uma das pedagogistas da rede, Sra. Lorella, de como as escolas funcionam e ainda da filosofia adotada nessa abordagem. Após, os participantes puderem conhecer e explorar uma das exposições que está em mostra permanente no Centro Internazzionale Loris Malaguzzi (este o mentor teórico da abordagem), chamada Raggio di Sole, onde a muitas mãos –arquitetos, físicos, os alunos, seus professores-foram apresentadas representações e relações feitas a partir da luz e sombra.






















O almoço foi feito no próprio Centro Internazzionale, ao lado do grupo de crianças do nível “elementar”, projeto piloto da rede.




Loris Malaguzzi descrevia que a criança possui muitas linguagens, mais de cem, e precisava ser respeitada para que pudesse se expressar em tantas quantas queria. Não deve o adulto tolher-lhe esse direito inalienável. Um poema de Malaguzzi muito famoso retrata esse conceito:


Após o almoço, os participantes se dirigiram a Università di Modena e Reggio Emilia, onde recebidos pela competente professora Universitária, Sra. Patrizia Zanetti, que expôs detalhes sobre a composição da escola de educação infantil e de ensino fundamental na Itália. Sua explanação, além de simpatia, foi muito esclarecedora e pode dar aos participantes um arcabouço prático e objetivo do sistema educativo na Itália.







O dia foi encerrado com um belo passeio nas ruas de Reggio Emilia e uma pizzada no hotel para os participantes. Foi um dia excelente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário